|
Jeff Gardner está disponível para master classes e workshops sobre improvisação e
composição para todos os instrumentistas. Ele também oferece cursos sobre a história
da música popular norte-americana.
O currículo será baseado nos livros Jazz Piano: Creative Concepts and Techniques
(Editions H. Lemoine - Paris), Harmonia da Música Popular Vol. 1 - Ciclos e
Harmonia da Música Popular vol. 2 - Cadências e Sequências Harmônicas. Ele
também oferece cursos sobre a história da música popular norte-americana.
|
|
|
Sobre o livro "Jazz Piano: Creative Concepts and Techniques"
"O metodo do Jeff é um dos livros mais completos sobre qualquer tema que você poder encontrar para pianistas de qualquer
nivel. Está tudo la dentro!
David Liebman
"Como metodo para improvisadores em qualquer instrumento deveria ser leitura obrigatoria"
Paul Bley
"Isto é uma obra imensa, completa e do mais alto nivel, de valor incontestável para todos os interesados em música em geral e no jazz em particular"
Martial Solal
“Um tour-de-force de informação”
Keyboard Magazine
“A Biblia da Improvisação"
Piano Magazine (France) |
|
|
|
|
|
“Eu só queria lhe agradecer para o master class fantástico que você deu aqui na Southern Missisippi University. Meus alunos ainda estão explorando todas as possibilidades que você lhes mostrou. Os conceitos teóricos que você lhes explicou eram avançados porem apresentados duma maneira muito clara e fácil de entender. Você começou com o que eles sabiam e construiu a partir desta base duma maneira muito eficiente. Estou muito ansioso também para usar o material do seu livro eles também. Será um prazer lhe ter aqui novamente.
Larry Panella, Director of Jazz Studies,
University of Southern Mississippi
“Jeff Gardner é um dos pianistas e educadores mais talentosos que conheço. Seu conhecimento da musica Brasileira, sua musicalidade e personalidade fazem dele um professor ideal. Nossos alunos sempre curtem os seus master classes.”
Dr. Paul de Castro,
University of California Los Angeles
Mais uma vez, obrigado pelos seus cursos informativos e inspiradores na Loyola University. Seu estilo e tocar e composições são maravilhosos, e o classe sobre ritmos Brasileiros era muito divertido e pratico.
John Mahoney - Coordinator of Jazz Studies,
Loyola University, New Orleans
Quando conheci pela primeira vez o livro de Jeff Gardner "Jazz Piano - Creative Concepts and Techniques" eu me dei conta que é um dos melhores textos pedagógicos sobre o jazz em existência. Jeff possui uma combinação maravilhosa de habilidades que lhe permite de tocar improvisos complexos e evocativos e depois comunicar verbalmente os conceitos musicais utilizados duma maneira clara e incisiva. A combinação de musicalidade alto nível, claridade analítica, e comunicação verbal fazem dos classes do Jeff Gardner's uma experiência preciosa para os estudantes de jazz.
Don Glanden
Chair, Graduate Jazz Studies
Chair, Piano Department
The University of the Arts, Philadelphia
"Fui aluno do Jeff em seu curso intensivo de Blues, Jazz e harmonia. Fiquei muito impressionado com o domínio técnico que ele tem no instrumento, com seus improvisos e também com seu conhecimento harmônico. Com certeza foi um fim de semana muito produtivo e musical no qual obtive material para estudar pela vida toda e com isso evoluir musicalmente. Além disso, é sempre bom conviver e ouvir histórias de quem já viajou o mundo e tocou com outros grandes artistas em seus concertos. Recomendo a todos!"
João Bouhid
|
|
|
|
|
|
WORKSHOPS |
|
|
CURSO - "BLUES WORKSHOP" do Jeff Gardner
MODULO 1
- Formas de Blues básicos de 12 compassos
- Escalas de Blues
- Linhas de Baixo de Blues
- Frases de Blues
- Acompanhamento Blues
- Historia do Blues
- Swing Blues
- Boogie Woogie
- Trabalho em Pequeno Conjunto
Este curso pretende dar uma base firme nas formas e linguagem do Blues, dando ênfase nas formas de 12
compassos - de longe as mais utilizadas nesta musica. Uma parte teórica sobre harmonia de blues, escalas,
linhas de baixo e sentimento rítmico terá como complemento trabalho em pequeno conjunto,
desenvolvendo conceitos para solos e accompanhamento. Em cada aula serão apresentadas algumas faixas
musicais dos grandes mestres de blues, conferindo assim um aspecto histórico ao curso. O curriculo sera
baseado sobre o livro do mesmo nome, lançado em 2017 pelas Ediações Irmãos Vitale..
|
|
|
"HARMONIA DA MÚSICA POPULAR"
um curso para todos os instrumentos
com Jeff Gardner
- Ciclo das Quartas/Quintas
- Ciclos em Terças Menores e Maiores
- Cadências em Menor, Maior e Tônica de Sétima Dominante
- Sequências Harmônicas
- Exercicos Rítmicos com Cadências e Sequênicas
- Linhas Melódicas nas Cadências e Sequências Harmônicas
- Pedais
- Técnicas de Visualização com Acordes Sobrepostos
- "Loops"
- Arpejos
- Substituições de Acordes
- Análise de Standards de Jazz e MPB
- Treinamento de Ouvido com Acordes e Intervalos Técnicas de Composição
|
|
|
A Arte da Improvisação
- Ciclo das quintas
- Sequências harmônicas
- Armação de acordes: terças, quartas e quintas
- Formas de Blues
- Escalas Pentatônicas
- Escalas Simétricas
- Teoria dos modos e improvisação modal
- Pedais e acordes sobrepostos
- Politonalidade
- Arpejos
- Substituições de acordes
- Superposição de métricas
- Improvisação Intervalica
- Análise de standards de jazz e MPB
- Treinamento de ouvido
- Técnicas de Composição
Técnicas de Composição na Música Moderna
|
|
|
1. Noções da Tonalidade
a. Tônicas Modais
b. Tônicas com Terças Maior + Menor juntas
c. Tônicas Pentatônicas e Hexatônicas
d. Escalas simétricas e sintéticas |
|
2. Politonalidade
a. Estructuras de accordes
b. Tonalidades superpostas
c. Contraponto politonal |
|
3. Considerações Estructurais
a. Suites
b. Ostinati
c. Estructuras definidas e abertas
d. Formas de Blues variadas |
|
4. Collage
a. Mistura de técnicas composicionais
b. Mistura de linguagems musicais |
|
|
|
|
|
A ideia unificadora do curso será a busca
perpétua de formas e linguagens novas, através
do domíinio absoluto de materiais básicos da música
tradicional e contemporânea - a meta sendo
uma nova unidade musical através da diversidade
de materiais. Fugimos da hegemonia absoluta da
harmonia tradicional, mas sem desrespeitá-la! |

Curso de Iniciação à Música Popular Norte-Americana
Objetivos:
1. Sensibilização do público a historia e evolução dos diferentes estilos de musica tais como jazz, blues, rock n’ roll, funk e fusion. Artistas e gêneros
serão apresentados dentro do contexto da historia
sócio-cultural dos Estados Unidos. Enfase sera dada ao
papel do blues como raiz comum de todas essas musicas. Um subtexto do curso será a interpenetração das
músicas populares Brasileiras e Norte-Americanas.
2. Formação de plateia - devido a massificação dos meios de communicação e uma politica das grandes
gravadoras de apresentar e vender a musica como
produto de consumo imediato em vez de arte, os
verdadeiros criadores nesses (e outros) estilos de
musica sao geralmente desconhecidos pelo grande
publico. As raizes da musica popular devem ser
conhecidas para que gerações futuras pudessem escolher
e exigir uma qualidade melhor de discos e shows
musicais.
 |
|
|
|
REFERÊNCIAS
|
|
|
USA |
|
|
* International Association of Jazz Educators Annual Conference (New York, 1998)
* University of the Arts (Philadelphia)
* Berklee School of Music (Boston)
* University of Southern California (Los Angeles)
* City College of New York
* Long Island University (Brooklyn)
* Brown University (Providence)
* Brandeis University (Waltham)
* California State University (Los Angeles)
* McNeese State University (Lake Charles, Louisiana)
* University of New Orleans
* NOCCA - New Orleans Centre for Creative Arts
* High School for the Performing and Visual Arts (Houston)
* University of Delaware
* University of Indiana (Bloomington)
* University of Southern Mississippi (Hattiesburg)
* Louisville University
* Biola University (La Mirada, California)
* Loyola University (New Orleans)
* Arizona State University
* Berkshire Community College (Pittsfield)
* Raritan Valley Community College
* United Nations School (New York) |
|
|
Europa |
|
|
• Lyon Conservatory
• Jazz a Tours
• JUPO (Le Havre)
• BiIl Evans Piano Academy (Paris)
• IRCAM Centre Nacional de Culture (Paris)
• CIM (Paris)
• Centre des Musiques Didier Lockwood (Dammarie Les Lys)
• Ecole Departemental de Musique et Danse (Mont de Marsan)
• Hochschule fur Musik und Theater (Hamburg)
• ZKM Zentrum Fur Kunst Und Mediatechnologie (Karlsruhe)
• Arnheim Conservatory (Holland)
• Antwerp Conservatory (Belgium)
• Halewyn Stichting (Belgium)
• St. Polten (Austria)
• Swiss Jazz School (Basel)
• Conservatory of Banska Bistrica (Slovak Republic)
• Zilina Conservatory (Slovak Republic)
• Conservatorio di Vicenza (Italy) |
|
|
Brasil |
|
|
• Festival de Musica Instrumental (Niteroi)
• Conservatorio Brasileiro de Musica (Rio de Janeiro)
• Sindicato dos Músicos (Rio de Janeiro)
• Faculdade de Musica de Espírito Santos (Vitória)
• UFRJ - Universidade Federal de Rio de Janeiro
• UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte)
• Universidade de Brasilia
• Palacio das Artes (Belo Horizonte)
• Fundação de Educação Artistica (Belo Horizonte)
• Associação Alumni (São Paulo)
• Universidade Livre de Musica (São Paulo)
• Conservatório Souza Lima (São Paulo)
• Fundação das Artes (São Caetano do Sul)
• Escola de Musica do Estado de Maranhão (São Luis)
• Fundação Carlos Gomes (Belem)
• Encontro Nacional de Artes (Belem)
• SESC Boulevard (Belem)
• Conservatorio de Tatuí
• Conservatorio Alberto Nepomuceno (Fortaleza)
• IBEU Ipanema
• ABA (Recife)
• Livraria Cultural (Recife)
|
|
|
América Latina |
|
|
• Conservatorio Nacional de Paraguai (Asuncion)
• Universidad Javeriana (Bogota)
• Biblioteca Luis Angel Arango (Bogota)
• National Music School of Saint Lucia (Castries)
• CMAC - Centre Martiniquais d'Action Culturelle (Fort de France)
• Escuela Nacional de Musica (Tegucigalpa, Honduras)
• Conservatorio de Musica Francisco R. Diaz Zelaya (Tegucigalpa)
• Universidad Nacional Autonoma de Honduras (Tegucigalpa)
• Escuela de Musica Victoriano Lopez (San Pedro Sula, Honduras)
• Escuela Superior de Musica (México City)
• Sindicato dos Músicos (México City)
• Instituto de Musica Contemporânea - Universidad San Francisco de Quito (Ecuador)
• ICPNA Instituto Cultural Peruano Norte Americano (Lima)
• UPOLI Universidad Polytechnica de Nicaragua (Managua) |
|
|
África |
|
|
• Universidade Nacional de Mozambique (Maputo)
• Oran Conservatory (Algeria)
• Centro Cultural Brasileiro (São Tomé)
• American Cultural Center (Antananarivo, Madagascar) |
|